• Imagem do ppgecea da uefs

Laboratórios

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UEFS, para o desenvolvimento de suas atividades de pesquisa, pode utilizar, por meio de agendamento, qualquer laboratório da UEFS. Mais especificamente, devido a estar vinculado ao Departamento de Tecnologia, o Programa faz uso direto dos laboratórios do departamento de Tecnologia associados às atividades do curso de mestrado, os quais são relacionados a seguir.


Laboratório de Materiais de Construção

Permite a avaliação das principais propriedades físicas e mecânicas dos materiais de construção, dispondo para isso das seguintes unidades: i) Unidade de Retração, com temperatura e umidade controlada, para a medição de retração por secagem de pastas, argamassas e concreto; ii) Unidade de Durabilidade, para avaliação do calor de hidratação, migração de íons cloreto, carbonatação, porosidade, capilaridade e resistência capilar; iii) Unidade de Técnicas Analíticas, com picnômetro a hélio,  equipamento de análise termogravimétrica, granulômetro à laser e microscópio ótico; iv) Área de Dosagem, com diversos equipamentos de mistura e moldagem de materiais à base de cimento, máquina de produção de blocos; britador de mandíbulas; moinhos de martelos e de bolas e serra corte; v) Unidade de Ensaio Mecânico, com máquina universal - marca Lleida - com capacidade de 1000 kN e controle de carga e deslocamento, maior precisão no controle e monitoramento dos ensaios mecânicos, sendo possível avaliar o comportamento sob carga cíclica e as leis constitutivas de novos materiais sustentáveis desenvolvidos nas pesquisas do PPGECEA.

Fotos LabMat

Laboratório de Estruturas (LABEST)

Possui uma laje de reação com 25 m2 equipada com pórtico para ensaio de flexão de vigas e lajes em escala real e pórtico autoportante para ensaio de paredes equipados com um macaco hidráulico. Conta ainda com células de carga, LVDTs e sistema automático de aquisição de dados. Para ensaios mecânicos possui uma máquina universal de ensaios SHIMADZU com capacidade de 100 kN. Possui estufa com circulação de ar, balanças eletrônicas, autoclave, microscópio ótico com registro digital de imagens, banho térmico microprocessado, misturador de argamassa e moinho de facas

Talha Estufa                   

PórticoMaquina universal                                 

Laboratório de Mecânica Computacional (LAMEC)

Dispõe de dois computadores i7 3.4 GHZ com 16GB e 24 GB de memória RAM, ambos com placa de vídeo Gigabyte GT 640 4GB e monitor de 24”, e três computadores  i5 2.4 Ghz com 8GB de memória RAM, placa de video GT 240 1GB e monitor de 24”, protegidos por Nobreak de 1500VA. Há no laboratório uma impressora Epson EcoTank L395 em rede. Estão instaladas versões educacionais, limitadas a 100 mil ou 100 mil elementos, do programa ANSYS, além de compiladores C, Fortran, matlab, python e octave, programas de visualização de dados, tais como gnuplot, asymptotic e paraview, utilizados para a simulação de problemas de engenharia. Há também instalado, em função da parceria com a universidade do Minho/Portugal, a versão completa do programa de elementos finitos FEMIX.


Laboratório de Métodos Computacionais e Experimentais (LAMCE)

É utilizado na realização de testes experimentais e ajustes de modelos físicos. Dispõe de dois computadores de alto desempenho e três de moderado desempenho. No campo da experimentação, possui um sistema integrado de aquisição e condicionamento de sinais associado a aplicativos de aquisição, condicionamento e análise de sinais. Dispõe também do software Matlab® com módulos de Redes Neurais Artificiais, Algoritmos Genéticos e Ferramentas de Otimização. Possui também ferramentas computacionais, de uso livre, de cunho matemático, matemática simbólica, estatístico, linguagens de programação.

Laboratório de Saneamento

 realiza estudos de avaliação dos principais parâmetros de qualidade de água e efluentes, tais quais: Oxigênio Dissolvido, Coliformes Termotolerantes, Potencial Hidrogeniônico – pH, Demanda Bioquímica de Oxigênio, Temperatura da água, Nitrogênio total, Fósforo total, Turbidez. Para tanto possui equipamentos multiusuários de uso contínuo que apresentam uma grande demanda do PPGECEA e de outros programas de pós-graduação, tais quais o PPGM, mestrado Profissional em Planejamento Territorial e o de Saúde Coletiva. Nesta situação encontra-se o bloco digestor, a capela de exaustão de gases, a geladeira e a estufa de renovação e circulação de ar forçado.

Fotos laboratório de saneamento

Laboratório de Geotecnia

Com área de aproximadamente 130 m, dispõe de tensiômetros, medidores de umidade e anemômetros, equipamentos de campo adquiridos mediante projeto de doutorado FAPESB. Conjunto de peneiras, umidímetro tipo "Speedy", estufa, balança eletrônica, balança analógica, aparelhos de Casagrande manuais e elétricos, bomba de vácuo para ensaio de peso específico dos grãos de solo, trados manuais, torno para moldagem de corpos de prova, câmara úmida, prensa de adensamento, prensa de cisalhamento direto, painel para ensaios de permeabilidade a carga constante e variável, conjunto para ensaio de compactação, conjunto para ensaio de densidade “in situ”, prensa de CBR, dispersor elétrico para solos, aparelho para ensaio de equivalente de areia, dessecador, 03 microcomputadores e impressoras. Os equipamentos de campo permitem realizar ensaios em solos não saturados, e os equipamentos de laboratório permitem a realização dos ensaios de caracterização dos solos, resistência ao cisalhamento, ensaio de absorção de água no solo, permeabilidade, compactação, CBR. Ao longo dos mais de quinze anos de existência apoiou pesquisas relacionadas ao mapeamento geotécnico do subsolo local, a construções com solo-cimento para utilização em pequenas comunidades e, principalmente devido à elevada demanda do mercado, prestou serviços técnicos a diversas empresas no que se refere a realização de ensaios de caracterização dos solos, compactação, índice suporte California, permeabilidade para obras de rodovias, pavimentação e barragens de terra. Atualmente, com a aquisição de equipamentos de campo para estudo do comportamento de solos não saturados, ampliou sua área de atuação no nível de pesquisas relacionadas ao comportamento das camadas de coberturas de aterros de RSU, incluindo a avaliação de materiais alternativos, como RCD, através de projeto de pesquisa. Realiza também ensaios de caracterização física de RSU.

Fotos Laboratórios de Geotecnia


Laboratórios de apoio Multiusuários

Laboratório de Química do DEXA-Departamento de Ciências Exatas/UEFS, constituído pelo LAPRON e pelo Laboratório de Cromatografia. Laboratório de Física do DFIS – Departamento de Física/UEFS, para análises de difração de raios-x. Laboratório do DCBIO – Departamento de Ciências Biológicas, onde está o LAMIV (Laboratório de Análise de Imagens por Microscopia Ótica).

Recomendar esta página via e-mail: