• Imagem do ppgecea da uefs

Laboratórios

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental está vinculado ao Departamento de Tecnologia que possui uma infraestrutura adequada para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa, sendo os principais laboratórios associados ao curso de mestrado descritos a seguir.

O Laboratório de Materiais de Construção permite a avaliação das principais propriedades físicas e mecânicas dos materiais de construção e dispõe de unidades especiais: i) Unidade de Retração, com temperatura e umidade controlada permitindo a submissão de pastas, argamassas e concretos ao processo de secagem; ii) Unidade de Durabilidade para avaliação do calor de hidratação, carbonatação, porosidade, capilaridade e resistência capilar. iii) Unidade de técnicas analíticas, com picnômetro à Hélio, granulômetro à laser e equipamento de análise térmogravimétrica. iv) Área de dosagem com equipamentos de mistura e moldagem de materiais à base de cimento e para produção de blocos; britador; moinhos de martelos e de bolas e serra corte.

O Laboratório de Estruturas possui uma laje de reação com 25 m2 equipada com pórtico para ensaio de flexão de vigas e lajes em escala real e pórtico autoportante para ensaio de paredes equipados com um macaco hidráulico. Conta ainda com células de carga, LVDTs e sistema automático de aquisição de sinais. Para ensaios mecânicos possui uma maquina universal de ensaios SHIMADZU com capacidade de 100 kN. Possui estufa com circulação de ar, balanças eletrônicas, autoclave, microscópio ótico com registro digital de imagens, banho térmico microprocessado, misturador de argamassa e moinho de facas.

O Laboratório de Mecânica Computacional dispõe de dois computadores i7 3.4 HZ com 16GB e 24 GB de memória RAM, ambos com placa de vídeo Gigabyte GT 640 4GB e monitor de 24”, e um computador  i5 2.4 Hz com 8GB de memória RAM, placa de vídeo GT 240 1 GB e monitor de 24”, protegidos por Nobreak de 1500VA. Há no laboratório uma impressora Epson EcoTank L395 em rede. Estão instaladas versões educacionais, limitadas a 32 mil e 100 mil nós, do programa ANSYS, e compiladores C, Fortran, matlab, python e octave, além de programas de visualização de dados, tais como gnuplot, asymptotic e paraview, utilizados para a simulação de problemas de engenharia.

O Laboratório de Métodos Computacionais e Experimentais (LAMCE) é utilizado na realização de testes experimentais e ajustes de modelos físicos. Dispõe de dois computadores de alto desempenho e três de moderado desempenho. No campo da experimentação, possui um sistema integrado de aquisição e condicionamento de sinais associado a aplicativos de aquisição, condicionamento e análise de sinais. Dispõe também do software Matlab® com módulos de Redes Neurais Artificiais, Algoritmos Genéticos e Ferramentas de Otimização. Possui também ferramentas computacionais, de uso livre, de cunho matemático, matemática simbólica, estatístico, linguagens de programação.

O Laboratório de Saneamento realiza estudos de avaliação dos principais parâmetros de qualidade de água e efluentes, tais quais: Oxigênio Dissolvido, Coliformes Termotolerantes, Potencial Hidrogeniônico – pH, Demanda Bioquímica de Oxigênio, Temperatura da água, Nitrogênio total, Fósforo total, Turbidez. Para tanto possui equipamentos multiusuários de uso continuo que apresentam uma grande demanda do PPGECEA e de outros programas de pós graduação, tais quais o PPGM, mestrado Profissional em Planejamento Territorial e o de Saúde Coletiva. Nesta situação encontra-se o bloco digestor, a capela de exaustão de gases, a geladeira e a estufa de renovação e circulação de ar forçado.



Recomendar esta página via e-mail: