• Imagem do ppgecea da uefs

Professores Permanentes

ALEXANDRE DE MACÊDO WAHRHAFTIG

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Salvador (1991), mestrado em Rehabilitación del Patrimonio Edificado pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha (1995) e Doutorado em Engenharia de Estruturas pela Escola Politécnica da USP (2008). Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: análise teórica e experimental de estruturas e construções, e restauração.

email: alixa@ufba.br



ANDERSON DE SOUZA MATOS GÁDEA

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana(1997), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2005). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana e Avaliador de Cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Identificação Estrutural, Identificação de Danos, Ajuste de Modelos.

email: agadea@gmail.com


CINTIA MARIA ARIANI FONTES

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em materiais e meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: novos materiais com utilização de resíduos sólidos urbanos, compósitos e concreto refratário.

email: cintiafontes@gmail.com


EDUARDO HENRIQUE BORGES COHIM SILVA
Possui doutorado em Energia e Meio Ambiente (2011), mestrado em Tecnologias Limpas (2006) e graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal da Bahia (1983). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias, atuando principalmente nos seguintes temas: minimização do uso da água, meio ambiente, reuso de água, qualidade da água e engenharia sanitária.
email: edcohim@gmail.com


GERALDO JOSÉ BELMONTE DOS SANTOS:
Doutorado em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC, mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. É professor da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde já lecionou diversas disciplinas da área de estruturas, bem como assumiu diversos cargos administrativos, sendo os mais destacados os de Diretor do Departamento de Tecnologia e de Pró-Reitor de Ensino de Graduação. As áreas de interesse e de atuação são: Mecânica dos Sólidos, Mecânica Estrutural, Dinâmica de Estruturas, Modelagem Matemática e Computacional, Projeto e Análise de Sistemas Mecânicos e Inovação Tecnológica.
email: belmonte@uefs.br


JOSE MÁRIO FEITOSA LIMA
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1992), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica das Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento estrutural, materiais compósitos, método das diferenças finitas energéticas e método dos elementos finitos.
email: lima.jmf@gmail.com


LUIS CLAUDIO ALVES BORJA

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1994), mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2008) e doutorado em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia (2019). É professor efetivo de ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT) do Instituto Federal da Bahia - Campus Feira de Santana na área de Edificações, desde 2012. Também contribui como professor (voluntário) no Programa de Pós-Graduação em Eng. Civil e Ambiental da UEFS, desde 2020; membro da comissão de comissões do IFBA feira (avaliação por mérito; comitê local de prevenção da covid 19. Atuações anteriores: a) IFBA: Coordenado do Curso de Edificações (Campus Feira) de fev. a set./2020 e de 2012 a 2014. b) UEFS: engenheiro civil de 1998 a 2012 na Gerência de Projeto de Obras (UNIFRA/UEFS); professor efetivo da UEFS de 2009 a 2021; professor substituto de 2003 a 2009; c) FTC (2012): Coordenador do Curso de Engenharia Civil. Tem experiência no ensino e pesquisa na área de Engenharia Civil e Ambiental, com ênfase em Construção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, avaliação ambiental; modelagem tridimensional, desenho assistido por computador (CAD), gestão de canteiro de obras; e planejamento e controle da produção.

email:  borja.ifba@gmail.com


MARIA DO SOCORRO COSTA SÃO MATEUS
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Salvador (1989), Mestrado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos-Universidade de São Paulo (1994) e Doutorado em Geotecnia Ambiental pela COPPE-UFRJ (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana-BA. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geotecnia e Geotecnia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, resíduos sólidos urbanos, solos não saturados e comportamento geotécnico dos solos .
email: so_mateus@yahoo.com.br


MÔNICA BATISTA LEITE
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Em 2006, realizou seu primeiro estágio pós-doutoral, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, ministrando aulas no curso de graduação em Engenharia Civil e no mestrado em Engenharia Civil e Ambiental. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduo de construção e demolição, agregado reciclado, concreto reciclado, construção civil e aproveitamento de resíduos. Desde o início da pós-graduação a professora/pesquisadora vem trabalhando com a avaliação dos agregados reciclados de resíduos de construção e demolição para produção de concretos, coordenando e desenvolvendo projetos de pesquisa que visam o aproveitamento desse resíduo na construção. Além disso, juntamente com outros professores e pesquisadores da UEFS vem trabalhando com outros resíduos a exemplo do resíduo de rochas ornamentais, resíduo de EVA, resíduo cerâmico, entre outros. Em 2005, começou a trabalhar com o aproveitamento de fibras vegetais para produção de materiais compósitos. Em 2003, fundou o Grupo de Pesquisa INTEGRE (Inovação Tecnológica e Gestão de Resíduos), do qual é líder. Participa de diversos projetos de pesquisa e tem publicações em revistas e anais de congressos nacionais e internacionais ligados à sua área de atuação.
email: mleite.uefs@gmail.com


PAULO ROBERTO LOPES LIMA
Professor Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana, Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UEFS e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFBA. Possui graduação (1993) em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana, mestrado (1996) e doutorado (2004) em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado (2010) e pós-doutorado (2016) na Universidade do Minho, Portugal, com bolsa de Estágio Senior/CAPES. Especialista em Gestão da Inovação Tecnológica (UEFS, 2012). Publicou artigos em periódicos indexados, capítulos de livro e trabalhos completos em anais de eventos, com ênfase em concreto com fibras, compósitos com fibras vegetais, concreto armado, durabilidade e aproveitamento de resíduos na construção civil. Desde 2007 vem trabalhando também no aperfeiçoamento de tecnologias sociais para captação e armazenamento de água da chuva utilizadas no semiárido brasileiro. Criou, em 2010, o Grupo de Pesquisa Materiais e Produtos com Fibras Vegetais (PROFIV) que vem trabalhando no desenvolvimento de elementos construtivos que incorporem fibras vegetais em colaboração com vários parceiros: COPPE/UFRJ, UESC, UFBA, EMBRAPA, UMinho/Portugal. Pesquisador do LEDMa/UFBA e NUMATS/UFRJ. Atualmente é Diretor do Departamento de Tecnologia da UEFS, Diretor Técnico da Regional IBRACON do Interior da Bahia e subcoordenador de um dos grupos de trabalho do CT IBRACON/ALCONPAT 702. Membro do CT IBRACON/ABECE 303 e da Comissão de Estudos CE02 "Estruturas de Concreto Reforçado com Fibras” do CB 02 da ABNT. Editor Associado da Revista Ambiente Construído, assessor ad hoc do CNPq, CAPES e da FAPESB e revisor de periódicos nacionais e internacionais, com fator IH-10 (Scopus). Autor do livro "Manual Técnico para a Construção de Pequenas Obras de Abastecimento de Água no Semiárido Brasileiro". Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2.

email: prllima@uefs.br


PATRICIA DOS SANTOS NASCIMENTO
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2007), mestrado em Ciências Agrárias, na área de concentração: Agricultura Irrigada e Sustentabilidade de Sistemas Hidroagrícolas, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(2009). Doutorado em Agronômia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" na área de irrigação e Drenagem. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, reuso e aplicação de efluentes na agricultura irrigada, recursos hídricos, Geoestatística, Agricultura de precisão com ênfase no uso e manejo racional de solo e água.
email: patricianascimentouefs@gmail.com

 

TEREZA SIMONNE MASCARENHAS SANTOS

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Química, com ênfase em síntese de materiais aplicados em catálise e processos de adsorção, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de materiais híbridos mesoporosos, adsorção e catálise.

email: tereza.simonne@gmail.com

 


Recomendar esta página via e-mail: