• Imagem do ppgecea da uefs

Notícias

05/09/2023 08:09

Parceria celebrada entre UFRB e DNIT permitirá pesquisas sobre estradas não pavimentadas com a participação do PPGECEA/UEFS



A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) celebrou na quinta-feira (31), a assinatura de um Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no valor de R$ 7.994.451,43, com vigência de cinco anos.

A parceria tem o objetivo de implantar e monitorar as condições estruturais e funcionais de segmentos experimentais de estradas não pavimentadas no estado da Bahia. Essas vias, serão construídas com diferentes técnicas de reforço e estabilização dos solos. Na avaliação de Luiz Guilherme, a parceria entre o Departamento e a academia é importante, pois contribui com a evolução gradual dos projetos de infraestrutura. “O planejamento cuidadoso e uma execução consistente são fundamentais para obter resultados robustos e duradouros”, destacou.

O analista em Infraestrutura de Transportes do DNIT, professor da UFRB e do PPGECEA, Mario Sergio de Souza Almeida, enfatizou a consolidação da parceria entre as duas instituições. "A assinatura do TED representa a consolidação de uma parceria iniciada em 2015, quando possibilitou a criação do Laboratório de Pavimentação da UFRB (LabPav_UFRB), envolvendo a cessão de equipamentos por parte do DNIT. Este TED possibilitará a inserção da nossa Universidade num seleto grupo de grandes instituições federais de ensino e pesquisa, que atualmente auxiliam o DNIT em pesquisas estratégicas para o país", disse. "Os estudos que serão realizados contarão com a expressiva participação de estudantes do curso de Engenharia Civil da UFRB, por meio dos trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso, e de estudos mais aprofundados no nível de mestrado e doutorado, desenvolvidos em parceria com os programas de pós-graduação da UEFS (PPGECEA), UnB e UFV", completou.

Link da notícia

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.