27/08/2021 11:08

Pesquisa do PPGECEA é usada em base de dados para Análise do Ciclo de Vida

A Análise do Ciclo de Vida (ACV) é uma poderosa ferramenta de apoio à tomada de decisões que avalia impactos potenciais (positivos e negativos) e compara desempenhos ambientais de produtos e processos, desde a extração da matéria-prima até a destinação final.

A ACV se baseia em ampla biblioteca de inventários, como o  Ecoinvent, que foi desenvolvido em 2003 pelo Instituto Federal Suíço para Pesquisa e Testes de Materiais – EMPA, com valores de cargas ambientais associadas ao ciclo de vida de um grande número de produtos e processos. Para que se torne cada vez mais precisa, essa base de dados é atualizada com novos e relevantes estudos que são publicados sobre o tema em todo o mundo.

A versão mais recente do EcoInvent 3.6, traz como indicação para os fluxos de referência da água distribuída no Brasil o artigo "Avaliação energética de um sistema integrado de abastecimento de água". Publicado em 2017 na Revista Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (clique aqui), o artigo é resultado da pesquisa de mestrado de Ana Luiza Rezende Guanais, ex-aluna do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UEFS sob orientação do professor Eduardo Borges Cohim, o que demonstra a relevante contribuição dos estudos do PPPGECEA para o desenvolvimento científico e tecnológico da Sociedade. O artigo conta ainda com a colaboração do pesquisador Diego Lima Medeiros.