• Imagem do ppgecea da uefs

Notícias

04/03/2018 10:03

BADUCON - 2º Workshop Baiano de Desempenho e Durabilidade das Construções

A preocupação com a sustentabilidade ambiental traz consequências diretas na construção civil pois implica na redução do consumo de materiais não renováveis e também de energia. Uma das soluções para isso é o uso de edificações com melhor desempenho físico e mecânico e que possam ter uma maior vida útil, quando submetidas a situações normais de uso ou em condições extremas de solicitação, como em incêndios.

A Bahia tem apresentado um grande crescimento urbano nos último anos, com ampliação da quantidade de edificações e verticalização das cidades do interior. Por outro lado, verifica-se também uma necessidade de manutenção, recuperação e reforço de edificações mais antigas, seja nos elementos de alvenaria e fachada, seja nos elementos estruturais.

Essa nova demanda da construção civil, exige do engenheiro conhecimentos específicos sobre desempenho, patologias, recuperação e durabilidade que ainda não compõem a grade curricular da maioria dos cursos de Engenharia Civil do estado e, portanto, precisam ser complementados por eventos como o BADUCON - Workshop Baiano de Desempenho e Durabilidade das Construções, iniciado em 2016 na Universidade Federal da Bahia, e tendo continuidade na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que conta com estudos sobre durabilidade dos materiais desde a década de 80.

Espera-se com essa segunda edição do BADUCON a continuidade do debate sobre as causas e efeitos do processos degradativos nas construções, preenchendo esta lacuna existente em nosso Estado e a ampliação da discussão para outras universidades estaduais e brasileiras. O evento é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UEFS e conta com o apoio da Associação Brasileira de Patologia das Construções (ALCONPAT Brasil), do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), e com as parcerias do Departamento de Tecnologia da UEFS, do Colegiado do Curso de Engenharia Civil da UEFS e do Laboratório de Ensaios em Durabilidade dos Materiais (LEDMa/UFBA). Para maiores informações Clique aqui.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.